Bom dia e saudações a todos neste ótimo fórum! Espero que estejam bem. Escrevo para pedir conselhos com base em qualquer experiência que vocês possam ter.
Tenho um Mitsubishi MX de 1998 com motor 2.5L de 6 cilindros. O problema que ele apresenta atualmente é que, quando acelero repentinamente (ao máximo), o carro morre e demora a responder. Vale ressaltar que esse problema começou em 27 de dezembro de 2011. Quatro meses antes dessa data, o carro apresentou o mesmo problema (me deixando parado em uma ladeira). Naquela época, com meu conhecimento limitado de mecânica, tentei solucionar o problema (já que a luz de verificação do motor não estava acesa). Troquei a bomba de combustível, o filtro de combustível, o filtro de ar, as velas de ignição, os cabos de vela e limpei o distribuidor. Descobri que havia um curto-circuito em um fio; depois de trocá-lo, o carro funcionou perfeitamente. Voltando a 27 de dezembro de 2011, o carro apresentou o mesmo problema; decidi comprar uma tampa e um rotor de distribuidor novos. Como isso não resolveu o problema, fiz um diagnóstico e apareceu uma falha no sensor TPS (o único código de erro). Comprei um novo rapidamente e o instalei corretamente. O problema persistiu; removi a válvula IAC para limpá-la; depois limpei a válvula EGR (estava imunda); limpei todas as conexões de aterramento do carro. O sensor MAF funciona corretamente, pois o testei em outro carro idêntico. Troquei as velas de ignição e testei os cabos com um multímetro. Resumindo, o carro tem esse problema estranho e não sei mais o que fazer. Vou levá-lo a um mecânico que cobra para ver se ele consegue encontrar o problema.
O carro tem um bom desempenho em altas velocidades e é confortável, o problema é tirá-lo do ponto morto (câmbio manual), pois preciso acelerar um pouco mais do que o normal; mas ao ultrapassar ou subir ladeiras, o carro me diz "saia e faça você mesmo".
POR FAVOR, QUALQUER AJUDA OU COMENTÁRIO SERÁ MUITO BEM-VINDO. Obrigado e desculpe pela mensagem longa.