Olá a todos, queria compartilhar algumas informações sobre este sistema que desativava sozinho quando queria, principalmente quando parava o carro em faixas de pedestres ou semáforos. Ele só reativava quando eu parava o carro e o ligava novamente, mas depois desativava de novo. Na concessionária Citroën, eles conectaram um computador de diagnóstico chamado Proxia, que indicou uma falha no interruptor do pedal do freio. Mas depois de trocarem alguns interruptores, o problema persistiu e me disseram para verificar com a matriz. Depois de inúmeros testes... nada!
Então, descobri a solução sozinho, por acaso, claro. Ao estacionar o carro de ré na garagem, percebi que, ao pisar no pedal do freio, a luz de freio só acendia depois de eu pressioná-lo alguns centímetros. A solução foi mover o interruptor para mais perto do pedal, para que a luz acendesse assim que eu o pressionasse, em vez de trocá-lo.
O problema era que a central eletrônica do carro estava com algum problema. Quando parei o carro sem pressionar muito o pedal do freio, a unidade de controle não recebeu nenhum sinal de que o carro estava freando porque o interruptor do pedal não estava sendo acionado. É por isso que o computador exibiu a mensagem "ESP/ASR FORA DE SERVIÇO".
Espero que isso ajude outras pessoas, porque suspeito que não sou o único com esse problema... Um abraço a todos.