Pesquise no MDM

Boletim

Dahiatsu Terios Codi P 0350 e é cortado + 15

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 5 meses antes - 14 anos 5 meses antes #23062 por Manual-Mecanica
Daihatsu Terios código P 0350 e desliga + 15 Publicado por manual-mecanica
Boa noite, preciso de ajuda com um Daihatsu Terios. O problema é que, quando atinge a temperatura ideal de funcionamento, o veículo apresenta uma espécie de estouro simultâneo na admissão e no escape, como se a corrente fosse cortada e depois retornasse. A luz de verificação do motor acende e apaga quando o problema ocorre. Já verifiquei as bobinas de ignição, a ECU, o chicote elétrico e a chave de ignição. A única solução é conectar o terminal positivo das bobinas diretamente à bateria, o negativo diretamente ao chassi e o sinal do motor de partida à ECU. Isso resolve o problema. O scanner está gerando o código P0350 (falha no sistema de ignição principal). Espero que alguém já tenha passado por esse problema e possa me ajudar a resolvê-lo, pois ele me incomoda há mais de um mês. Muito obrigado.
Última edição: 14 anos 5 meses antes .

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 5 meses antes #23107 por Manual-Mecanica
Olá TOTORACING2.
Você mencionou que o problema ocorre quando o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento, o que me deixa intrigado. É possível que o problema seja devido a válvulas defeituosas em um cilindro, um sinal elétrico incorreto ou o ponto de ignição fora da faixa aceitável — até mesmo uma rachadura no cabeçote que não esteja relacionada ao sistema de arrefecimento. No entanto, essas causas podem levar ao problema em qualquer temperatura de funcionamento. Você tem uma boa investigação pela frente, daquelas que alguns de nós, mecânicos experientes, apreciamos. Boa sorte.
Miguel

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 5 meses antes - 14 anos 5 meses antes #23132 por Manual-Mecanica
Obrigado, Miguel. Sim, eu removi o cabeçote, reinstalei as válvulas, procurei por rachaduras e retifiquei a superfície, mas o problema persiste. Hoje, ao examinar toda a fiação (que desmontei completamente), notei que a voltagem no multímetro oscila entre 13,8 e 14,5 volts, com picos de 19,6 e 18,3 volts, e assim por diante. Chegou a atingir picos de 8 e 9 volts. Desconectei o alternador e a oscilação de voltagem continua. Quando a falha ocorre, é como se a voltagem positiva fosse cortada e depois retornasse. Já descartei a possibilidade de ser a voltagem negativa, pois instalei aterramentos novos e independentes para o motor e o chassi. É um problema muito misterioso. A concessionária me encaminhou o caminhão porque eles não conseguiram encontrar a causa da falha. Agradeço antecipadamente pela sua ajuda e espero descobrir o que está errado com o caminhão para poder postar aqui.
Última edição: 14 anos 5 meses antes .

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 5 meses antes #23134 por Manual-Mecanica
Olá amigo, minha experiência com esse veículo me diz que ele dá menos trabalho do que você imagina.
Para começar, recomendo trocar os cabos das velas de ignição e, se isso não resolver o problema, troque a bomba de combustível inteira.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 5 meses antes #23139 por Manual-Mecanica
Bem, meu amigo com o Terios... Daihatsu, isso já aconteceu comigo com modelos Charade 1.6 com injeção eletrônica, de 2003. Dois em particular, mas como têm cilindradas semelhantes, acho que minha análise do problema pode ser útil. No cabeçote, perto dos dutos de admissão, há um fio terra que vem do chicote elétrico da ECU. Esses fios são muito importantes porque são os terras de operação do computador, independentes do terra do chassi/motor, que é usado para conectar o negativo da alimentação principal ao motor de partida e à fonte de alimentação de 12 volts. Como a leitura é uma "queda de tensão na alimentação de ignição" e a tensão da sua fonte também está oscilando, essa é a resposta natural do instrumento a uma fonte de alimentação afetada por oscilações espúrias da unidade de alta tensão da ignição. Consegui consertar os dois carros com esse problema (em um, o mecânico que reconstruiu o motor não apertou o conector corretamente no parafuso, e no outro, um dos fios de aterramento estava definitivamente cortado alguns centímetros para fora do anel). Espero que minha experiência ajude você e boa sorte com o conserto. Atenciosamente, Valdiviano.